Coisas que me custam a perceber - ainda - enquanto mãe.
Este fim de semana fui a um shopping e deparei-me com uma situação que ainda hoje me está a remoer as ideias...
Estava por lá um casal com um menino de 4 ou 5 anos e uma menina de colo com meia dúzia de meses. Não vi o que aconteceu mas quando passamos por este casal o pai estava a ralhar com o menino. Suponho que o menino tenha feito alguma coisa de mal e o pai repreendeu-o ali.
Nada de novo.
Ainda o pai não tinha acabado o que estava a dizer e já o menino estava a afastar-se para longe enquanto chorava compulsivamente.
Também nada que nunca tenha acontecido com outros pais, suponho.
O que me deixou a pensar no assunto foi o que aconteceu a seguir: Ninguém foi ter com o miúdo para tentar acalma-lo ou explicar-lhe que o que ele tinha feito não se podia fazer.
Pior que isso, no meu entender: passado um minuto ou dois o menino acabou por se acalmar sozinho e foi ter com a mãe. Chegou-se às pernas dela - que estava de pé com a bebé ao colo - puxou-lhe pela saia e disse "porque é que já não gostas de mim?"
Esta frase cortou-me o coração. Deixou-me arrepiada e, não conhecendo o menino de parte nenhuma, apeteceu-me ir ter com ele e dar-lhe um abraço e um beijinho.
O que a mãe ou o pai deste menino fizeram? Absolutamente nada! A mãe nem sequer olhou para ele. Manteve-se em pé, com a bebé ao colo, a olhar para o sentido oposto ao da criança. O pai nem sequer o vi mais. Não sei se foi a algum lado ou se estava mais afastado... O que é certo é que ninguém fez ou disse nada aquela criança.
Agora pergunto-me: estariam os pais a castigar o menino por algo que ele tenha feito? Se sim, não haveria melhor forma de o fazer?
Não querendo julgar ninguém - embora tenha consciência que já o estou a fazer - bem sei que cada um educa da forma que acha melhor e mais correcta, no entanto aquela criança acha que já não gostam dela!, por isso pergunto-me quantas vezes situações destas não ocorreram para o menino pensar/dizer aquilo?
E, enquanto mãe de primeira viagem, atormenta-me também o facto de eu não saber o que faria se estivesse na situação daqueles pais. Sei que faria diferente, até porque neste momento basta a Leonor fazer um beicinho que eu já corro para lhe dar colo, por isso disso tenho a certeza. Apenas não sei o quão diferente...
E vocês, como castigam os pequeninos ai por casa?